Principais Materiais

19 Dez

Alfinetes

Depois da distração do último post com o filme The September Issue, vamos retomar de onde estávamos….

Para que alguém possa costurar, são necessários alguns materiais. Segue a lista do que a Casa do Ceará pede:

 

MATERIAL

QTD

MATERIAL

QTD

Agulha de máquina (nº 11, 14 e 16) Uma de cada Giz de alfaiate Um
Agulha fina de mão Algumas Lápis preto nº 2 Dois
Apontador ou estilete Um Papel carbono (branco e amarelo) 2 folhas
Borracha Um Papel Kraft para moldes (2)  
Alfinete para tecido Uma caixa Régua de 60cm Uma
Carretilha Uma Tesoura para tecido Uma
Cola para papel Um Tesoura para papel Uma
Estojo iole (1) Um Linha para costura (retróz) Várias cores
Fita durex Um rolo Zíper invisível e comum (3)  
Fita métrica Uma Tecidos (p/ treinamento) (3)  
Bobina baixa Cinco    

 

(1)     – não necessário na primeira aula

(2)     – ajustado com a Professora na sala de aula

(3)     – de acordo com trabalho escolhido pela aluna/o

 

É importante cada um ter seu próprio material, pois você sempre o utiliza e não dá para ficar pedindo emprestado o tempo todo pro coleguinha. Acredito que a única coisa que eu não usei foram as agulhas de máquina, porque você só utiliza a sua, se quebrar a que já estiver lá. Também não tenho estilete, mas ainda bem que ainda não precisei dele.

 

Em relação as linhas, é legal comprar uma branca, uma preta e uma bem colorida (eu escolhi uma rosa bem chamativa) e depois à medida que escolher o tecido, comprar a cor que combine com o mesmo. Eu acho legal, já de ante mão ter uma cor bem chamativa para quando você for alinhavar sua peça. Para quem não sabe, alinhavar quer dizer, costurar a mão para unir as partes que você quer e depois poder costurar em cima daquela linha na máquina. O alinhavo é desmanchado, então não tem problema ser de uma cor aleatória. O bom de você usar uma cor assim, é que você consegue enxergar melhor o que está fazendo e na hora de costurar na máquina facilita muitooooo!

 

A caixa que eu tenho utilizado para guardar meus materiais, era a que a minha mãe usava. Ela é um pouco feia mas super útil. Tem uma série de compartimentos que eu coloco minhas coisinhas menores divididas e tem o fundo, que da pra colocar tecidos, tesoura, e outras coisas mais volumosas. Infelizmente o Material Ioli não cabe dentro dela, então tenho que levá-lo em outra bolsa.

Caixa de Materiais

Caixa que utilizo para guardar meus materiais. Feiosinha, porém super útil.

Deixe uma Resposta

Neta da Costureira

O blog de uma aprendiz de costureira.

CRAFTS AQUI E ACOLÁ!

Somos duas irmãs, separadas por um hemisfério, mas compartilhando idéias criativas! Gostamos tanto de criar, que esse blog ganhou um irmão, o Zoológico de Meia! Esperamos sua visita por lá também (www.facebook.com/ Zoologicodemeia)!

Autores e Livros

Entrevistas, resenhas e afins

Feminice Sem Limites

Por Ana Delmonico

Estou de TPM !

Just another WordPress.com site

Fashion Kitsune

Just another WordPress.com site

